Para uma entrevista de emprego bem sucedida conheça o Rapport Carla Poletti Uma das habilidades necessárias para que uma entrevista seja bem sucedida é a capacidade de se comunicar.
Sabemos que a comunicação envolve muito mais que apenas palavras. E que o estabelecimento da empatia, que vamos chamar de rapport, é um dos aspectos mais importantes neste processo.
“Rapport é a capacidade de entrar no mundo de alguém, fazê-lo sentir que você o entende e que vocês têm um forte laço em comum…” Anthony Robbins Através da formação do rapport, a comunicação tende a fluir, as pessoas sentem que estão em sintonia. Suas palavras, corpos, posturas e expressões faciais revelam esta realidade.
Sentimos que o outro nos entende e que entendemos o outro. Isto pode acontecer em todos os tipos de relação, desde uma relação mais formal como em uma entrevista, até nas relações mais íntimas. Para que você possa desenvolver esta habilidade, aí vão algumas dicas:
• Primeiro, ao se sentar diante do seu entrevistador, procure respirar no mesmo ritmo que ele. Isto vai te ajudar a se acalmar e a criar uma sintonia entre vocês.
• Segundo, procure de fato, ouvir o que ele está te perguntando e responda, se possível, repetindo algumas das palavras que ele usou. Isto vai te ajudar a focar. E vai fazer com que ele perceba que você está ouvindo e entendendo o que ele quer.
• Terceiro, procure modular o seu tom de voz ao dele. A comunicação entre vocês tende a fluir melhor. Se você seguir estes passos, pode acontecer, da harmonia criada entre vocês ser tanta, que vocês comecem a espelhar os seus gestos e postura. Eu recomendo, que você teste e treine estas habilidades antes, em situações aonde você esteja mais relaxado. Com amigos ou pessoas próximas pois quanto mais natural isto se tornar, melhor. Através deste modelo, você provavelmente, vai se sentir mais sintonizado com o seu entrevistador e a entrevista será melhor!
Boa Sorte!
Carla Poletti, psicóloga, foi integrante da equipe de Roberto Shinyashiki no Instituto Gente, é especialista e se desenvolveu nas principais escolas de terapia, tais como Terapia Corporal, Renascimento, Programação Neuro Lingüística e Formação Biográfica, processo desenvolvido pela Antroposofia. Atualmente, Carla atua em sua clínica O-Núcleo Psicologia.