Neste conteúdo você vai receber 4 dicas para você que está em busca de um bom estágio.
Essas dicas irão reunir todas as partes e agregar uma grande ajuda pra você economizar tempo, ser objetivo e tomar decisões melhores na sua carreira.
Quando se está começando a procurar estágio surge muitas dúvidas e insegurança justamente porque a gente nunca foi preparado para isso. É até meio contraditório, mas, a gente começa a faculdade pensando em se preparar e ter grande chance de conseguir oportunidade no mercado de trabalho. E criar uma carreira consistente.
Sendo que durante 4, 5, 6 anos a faculdade te ensina muitas coisas menos como conseguir um bom estágio pra iniciar sua carreira que é justamente o motivo de você ter entrado lá.
Você vai saber como fazer um currículo simples e também como se comportar bem numa dinâmica, como mandar super bem numa entrevista.
Neste conteúdo você vai aprender algumas dicas sobre o assunto e não apanhar nos processos seletivos, e as vezes acabar entrando no lugar errado por muito tempo e tomar decisão ruim que pode não agregar tanto na sua carreira no longo prazo. Até mesmo te fazer formar-se desempregado sem perspectiva de entrar numa grande empresa.
Mantenha atenção neste conteúdo e compartilhe com um amigo. A primeira dica é:
Existem muitos professores falando para os alunos não estagiarem nos primeiros períodos porque eles deveriam focar na faculdade e começar o estágio poderia atrapalhar no rendimento das matérias.
Podemos sim levar em consideração que não ganharia tempo pra focar nas matérias e estudar para as provas, pois seria menor e assim poderia atrapalhar. Porém o ganho que estagiar nos traz no período da faculdade é infinitamente maior que essa perda.
Vamos supor que entrando estágio você tenha 70% do seu rendimento na faculdade. Agora vamos supor que nesse estágio você aprenda 70% das coisas que você não aprenderia não faculdade ou a nao aprenderia ali com tanta profundidade.
Nessa brincadeira você teve 140% do seu aprendizados enquanto seus colegas da faculdade só tiveram no máximo 100%, isso supondo que eles tenha se dedicado 100% do tempo para faculdade, coisa que é difícil de acontecer.
Estagiar vai te colocar em contato direto com o mercado de trabalho você vai aprender na pratica coisas que seus colegas de classe só aprende na teoria e por isso vai ter uma fixação muito maior das matérias além de ter um conhecimento mais atualizado, tecnológico e aprofundado.
Isso porque matérias da faculdade não evolui tão rápido quanto o mercado de trabalho. E pra uma coisa nova entrar no conteúdo das pode demorar anos até serem atualizados pelo MEC.
Estagiar cedo também vai te permitir ganhar muita experiência e mais cedo experimentar coisas novas. Se você começar um estágio e não curtir a empresa ou a área você vai ter tempo pra buscar estágios experimentar e testar outras coisas.
Enquanto quem deixa pra estagiar no fim da faculdade talvez não tenha esse tempo pra trocar de estágio porque está prestes a se formar. E terá no máximo 1, 2 anos pra estagiar correndo muito o risco de se formar desempregado ou ser efetivado numa empresa ou área que não curta e depois ter muita dificuldade de trocar.
Porque é muito mais fácil entrar numa empresa ou em qualquer área como estagiário do que de fato como analista. Como analista os requisitos são muitos mais altos e é exigido que você tenha mais experiência naquele setor e naquela área especifica.
Muita gente tem a falsa ideia de que pra estagiar em grandes empresas ou numa multifuncional é necessário que você tenha experiência profissionais previa, mas isso não é verdade.
É necessário que você tenha experiência sim mas não necessariamente profissionais. É necessário que você tenha experiências de vida onde você desenvolva habilidade como comunicação, liderança, adaptabilidade, organização, reponsabilidade e muitas outras coisas que só a faculdade te ensina mas de forma muita rasa.
Ir atrás de experiências extracurricular como: empresa júnior, trabalho voluntario ou projetos pessoas como: vender brigadeiro por exemplo. Essas coisas podem te ajudar a desenvolver habilidades e ter experiências pra contar no momento da entrevista.
Inclusive a experiência pode vim de outros estágios. As vezes sua primeira experiência no estágio pode não ser uma grande empresa ou numa multifuncional, pode ser numa empresa menor. Mas você pode usar essa experiência pra construir novas habilidades, se desenvolver assim será e depois está mais preparado.
E como já vimos aqui no conteúdo muita coisa que se aprende na faculdade é do nível muito raso, superficial, teórico e distante da realidade.
O problema é que muita gente se sente suficiente com o conhecimento da faculdade pro mercado de trabalho mas não verdade. Então não se limite com apenas o conteúdo da faculdade e vá atrás de conteúdos em podacast com profissionais do mercado que vão trazer temas atuais com exemplos do dia a dia da empresa, da área, assista palestras e participe ao vivo ou online, leia livros sobre os principais temas da área que você quer porque ai você tem o conhecimento mais profundo direto da fonte, faça cursos (existem gratuitos).
Qualquer experiência é válida e vai mostrar que você está interessado e aprendendo conteúdo novos. Muitos cursos gratuitos irão te motivar a outros, vale a pena e é bem visto pelas empresas. A empresa vai valorizar o fato de você ter aprendido coisas novas no momento que te perguntar o que te motivou a fazer o curso.
Muita gente está procurando estágio e só quer estagiar com isso acaba se candidatando para qualquer vaga que ver pela frente de maneira aleatória. A maioria das pessoas acha que quanto mais se candidatar nos processos mais vai ter chance de passar, no primeiro momento pode até parecer que sim. Mas na verdade não é assim porque quanto mais você se candidata para várias empresas, você divide mais sua atenção e não consegue se preparar tanto. Exemplo: se você se candidatar em 10 empresas, você terá 10 testes de lógica e talvez você pode ir mal em todos porque não se preparou tanto.
É muito melhor você se inscrever em 2 empresas e usar o tempo que gastaria fazendo outros testes para construir novas habilidades, fazer simulado, estudar e se preparar pra ter uma melhor performance e passar na melhor oportunidade.
Além do que quando você for avançar pra uma dinâmica ou uma entrevista vai ter que se preparar e pesquisar sobre a empresa é obrigatório. Se você está em vários processos só vai dá uma lida rápida no site e não terá tempo de conhecer a fundo uma empresa.
Uma pergunta que na maioria das vezes acontece é "Porque você quer estagiar aqui". E não é legal responder clichê "Quero estagiar aqui porque é uma grande empresa".
Se prepare para os processos seletivos, faça cursos, adquira novas habilidades e esteja sempre atualizado com a tecnologia.
Seja nosso parceiro, faça um convênio. Conecte seus estudantes com experiências reais e contrate estagiários.
Endereço: Edf. Elite Comercial - R. Dr. José Peroba, 325 - 1602 - Stiep, Salvador - BA, 41770-235
Segunda-feira à Sexta-feira 08h:00–12h:00 e 13:30 às 17h:00
Telefone geral: 71 3341-2223
Telefone empresa: 71 3011-3065
Email: [email protected]
A Sui Generis - Consultoria Empresarial Ltda, constituída desde 1997 em Salvador - Ba, caracterizada como empresa de personalidade jurídica própria, tendo em sua direção executiva Hélia Maria Vieira Aragão e Samira Costa Tanure.
Seu principal objetivo, em consonância com a educação, é oferecer vivência e experiência a classe estudantil através de programa de estágio, em parceira com outras organizações.
© 2018 Sistema 2 Softwares VISITE NOSSO SITE.